13 de nov de 2008

O animal que corre mais rápido do mundo - Gueopardo


Esse animal corre muito:
pode alcançar a velocidade de 110 quilômetros por hora.
Mas um bom cavalo pode superá-lo. Sua especialidade é o ataque de surpresa.
Como se surgisse do nada, ele cai sobre um rebanho que pasta e mesmo animais ágeis como a gazela, o antílope, a zebra, o avestruz e o gnu não podem escapar.

Geralmente prefere caça pequena.
É um animal solitário, embora às vezes cace aos pares.
Sua velocidade é uma proteção.

Talvez, por isso, não tenha medo do homem, sendo facilmente domesticado. Os sultões da índia tinham centenas deles e os usavam como cães de caça. Há muito desapareceram da Ásia e hoje são raros na África.

Com um treinamento hábil, o guepardo pode torna-se uma companhia efetuosa, tem a agilidade dos grandes felinos.
Seu parentesco com eles mostra-se na pequena cabeça redonda, pelagem e grande cauda malhada.
Contudo, pelas longas pernas, garras não retráteis e latido, assemelha-se a um cão.
A fêmea produz de dois a cinco filhotes, duas vezes ao ano.

Não se reproduz bem em cativeiro.
O Guepardo é um dos animais mais lindos que conheço.

Alguns pesquisadores dizem que o animal é uma mistura de cão e gato, mas a verdade é que ele é um belo felino, com jeito e cara de gato.

Habita as savanas africanas, e diferentemente dos leões que vivem em enormes bandos, é um animal solitário e recatado.

Sua particularidade é a velocidade, no qual é sem dúvida o animal terrestre mais rápido do mundo, alcançando em apenas cinco segundos, os incríveis 110 quilômetros por hora.

Porém, quando atrás da presa, tenta pegar a mesma o mais rápido possível, pois devido a forte corrida o cansaço é total, sem falar que esta velocidade não dura muito tempo, o que faz com que 10 tentativas de alcançar a presa, o guepardo só tenha êxito em uma delas.

Muitas vezes tem a presa roubada por hienas, cães selvagens ou leões, seus inimigos.Sua presa principal é a gazela, mas ainda ataca impalas, avestruzes e filhotes de zebras e gnús.

O guepardo, também é chamado de chita, e seu corpo é muito interessante. Parece uma modelo de passarela, devido a magreza erétil, que facilita em sua velocidade, e a pequena cabeça, em um corpo comprido.

O animal mede 1,5 m, sem contar a cauda e pesa pouco mais de 50 quilos, o que não é nada se comparado a leopardo, hiena e leão.Valente, chega a lutar com estes animais, porém, contra um leão, a batalha sempre acaba em morte para o guepardo. Protege suas crias, contra esses animais, no geral a fêmea dá a luz, há até três guepardinhos.É ou não é lindo?

Um comentário:

felipe-henrique-2008 disse...

como alguem pode fazer mal a esse animaizinhos tao indefesos!nao vamos mais maltratar essas coisinhas tao lindinhas ,vamos fazer com que o mundo seja melhor! vamos deixar eles assim como a gente quer viver: em paz!
tomare que vcs escutem as preces desses animais que nem ao menos podem pedir socorro,ou lutar por suas vida!e muito menos pedir perdao,quando fazem suas travessuras e infelizmente sao recebidos com violencia, por nos mesmos! vamos pensar mais antes de agir